jusbrasil.com.br
18 de Agosto de 2022

Tecnologia na justiça: Conheça o chatbot da Vara Federal

O que a advocacia pode aprender com a forma como o juiz de Piancó no estado da Paraíba inseriu a tecnologia na justiça?

Blog Digesto
Publicado por Blog Digesto
há 2 meses

Digite 1 para CONSULTA PROCESSUAL

Digite 2 para NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Digite 3 para ATENDIMENTO PELO CARTÓRIO…

Qualquer semelhança com o teleatendimento não é mera coincidência. Assim se faz a triagem para atendimento aos advogados e jurisdicionados na 1ª Vara da Comarca de Piancó, município localizado a 547 km de João Pessoa, capital da Paraíba.

A tecnologia na justiça se faz presente através do chatbot, um robô de atendimento virtual, criado pelo Juiz Pedro Davi Vasconcelos.

Para ter acesso, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número do telefone da Vara para receber como resposta uma enumeração das principais demandas.

E as possibilidades para interação ainda continuam com outras alternativas.

Digite 4 para AGENDAMENTO DE VIDEOCONFERÊNCIA COM O MAGISTRADO

Digite 5 para ELOGIOS e RECLAMAÇÕES

Digite 6 para PAGAMENTOS DE CUSTAS

Digite 7 para CERTIDÕES

É do conhecimento de todos que a tecnologia faz parte do cotidiano e, se hoje gasta-se menos tempo com serviços bancários e existe comunicação instantânea com pessoas que estejam em qualquer parte do planeta, deve-se a evolução exponencial das tecnologias.

A tecnologia na justiça se apresenta como um meio de simplificar e agilizar o atendimento, promovendo uma transformação digital que aproxima cada vez mais os cidadãos, gerando mais celeridade e transparência à sociedade.

Atendimento via chatbot da Vara Federal e os Benefícios da tecnologia na justiça

Em entrevista, o Juiz responsável pela implementação do atendimento via chatbot afirmou que, inicialmente, ele colocou a ordem em todo o acervo.

Ele teve que organizar e padronizar procedimentos internos para garantir o fluxo das informações, receber os atendimentos e seguir as premissas da justiça digital.

Dentre os benefícios oferecidos pela justiça digital temos o benefício social, pelo qual o acesso à Justiça se torna simples e transparente por meio de tecnologias seguras, como é o caso do chatbot de atendimento judicial utilizado pela Vara Federal do estado da Paraíba.

Com o apoio dessa tecnologia, a gestão da Justiça atua, obrigatoriamente, de acordo com as normas nacionais, garantindo uma prestação jurisdicional de qualidade a todos os cidadãos.

>>>>> Clique aqui e faça o download gratuito do Kit Completo de Transformação Digital para escritórios de advocacia

Confira a seguir mais benefícios oferecidos pela Justiça Digital:

  • Benefício da Celeridade: A Justiça Digital por meio da automação da distribuição de processos e da juntada de documentos, possibilita eliminar atividades burocráticas, como anexar documentos, carimbar, assinar e distribuir as peças, o que reduz consideravelmente horas de trabalho que podem ser aproveitadas de forma mais assertiva e estratégica.

  • Benefício Ambiental: Os Tribunais de Justiça que adotam softwares jurídicos garantem a economia de 20 mil toneladas de papel num período de três anos. Visto que, estimativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que para os 20 milhões de processos novos abertos no Brasil a cada ano, seriam necessárias 46 mil toneladas de papel.

  • Benefício Econômico: A Justiça Digital também auxilia na recuperação de créditos por meio da Execução Fiscal, contribuindo para que os governos municipais e estaduais economizem com impressão, confecção e armazenamento de processos em papel e invistam o valor no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, garantindo um serviço de maior qualidade à população.

Para utilizar todos os benefícios oferecidos pelo uso da tecnologia na justiça e para uma gestão estratégica e eficiente, se faz indispensável conhecer e utilizar as ferramentas que já são amplamente utilizadas pela população.

Como foi o exemplo do juiz de Piancó/PB, que entendeu as necessidades de comunicação da sociedade e melhorou o atendimento utilizando um chatbot via Whatsapp com direcionamento para formulário no Google Drive, conforme noticiado aqui.

O impacto da tecnologia na Justiça

O setor jurídico vive um momento de profunda transformação provocada pelo avanço da tecnologia que vem se tornando, cada vez mais, a chave para o aperfeiçoamento do ecossistema de Justiça.

A adoção de softwares jurídicos, uma solução da tecnologia na Justiça, é o primeiro passo para os profissionais que buscam agilizar e melhorar o seu trabalho ao conseguir organizar uma grande quantidade de informações e acessá-las com praticidade e segurança.

O objetivo dessas tecnologias jurídicas é solucionar problemas cotidianos e gerar mais eficiência ao reunir uma grande quantidade de dados, de variados tipos, em uma velocidade muito grande.

Com a contratação de um software jurídico como o DIGESTO, um escritório de advocacia facilitou mais de 17 mil processos de serviços de manutenção. Houve ganho de velocidade na coleta de informações de capacidade, filtragem e organização dos andamentos processuais.

O Digesto IP é a ferramenta ideal para contribuir com o processo de acompanhar o andamento de processos de forma assertiva e otimizada.

Com ele, o operador do direito ou escritório de advocacia consegue:

  • Pesquisar e acompanhar os processos filtrando por nome da empresa ou da parte envolvida no caso, na maior base de dados jurídicos do Brasil, com mais de 200 milhões de processos cadastrados, 16 bilhões de andamentos processuais dos 59 tribunais brasileiros e 550 diários oficiais do país.

  • Realizar o acompanhamento processual desde processos federais, até o acompanhamento processual do STJ e acompanhamento de processo do passe livre por exemplo, tudo consolidado em uma única base de dados.

Tudo isso só é possível porque é realizada a cobertura do sistema é nacional abrangendo os sistemas próprios dos tribunais e consolidando a linguagem de todos eles em uma única para facilitar a análise pelo advogado.

>>>>> Clique aqui e faça o download gratuito do Questionário de Due Diligence com foco na Agenda ESG

Em linhas gerais, por que ter que ficar entrando em diversos sistemas de tribunais e despendendo tempo para acompanhar cada um dos seus processos?

Com o DIGESTO IP, em poucos minutos você pode ter tudo o que precisa de forma consolidada, dentro de uma mesma página com a visão unificada das informações do processo, tal como sua fase, andamentos, autos eletrônicos, além de estatísticas do judiciário e os eventos relevantes de seus processos.

O IP torna o seu dia a dia mais produtivo e assertivo.

Caso queira conhecer mais sobre os benefícios do DIGESTO no dia a dia do seu escritório, veja um case de um dos nossos clientes - que fez uma auditoria de 17 mil processos em apenas uma semana - ou agende uma reunião com uma das pessoas do nosso time.

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 meses

Um caso de exceção à impenhorabilidade de bem de família

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 meses

Acabou o Milagre da Contribuição Única! Mas e o Direito Adquirido?

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 meses

#JusbrasilRecomenda 5 filmes (e algumas séries) sobre Oratória

Erick Sugimoto, Estudante de Direito
Artigoshá 2 meses

Qual a diferença entre férias individuais e férias coletivas?

Exceção de pré-executividade em execução fiscal de multa ambiental

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pela feliz e oportuna iniciativa. Jusbrasil, sempre a frente de seu tempo buscando novos horizontes a serviço da advocacia e sua necessária dinamicidade. continuar lendo